São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Restos de Cabelo são eliminados

DO ENVIADO ESPECIAL

Embora seja uma das representações mais privilegiadas na 10ª edição da Documenta de Kassel, o Brasil corre o risco de ser -e já tem sido- mal compreendido pelos alemães e visitantes em geral.
O primeiro problema aconteceu com Cabelo, que teve a segunda sessão de sua performance "Cefalópode Heptópode" cancelada depois que uma pessoa caiu nos restos da performance do dia anterior.
Desde então, os restos da performance, que deveriam permanecer como vestígios e memória, são imediatamente retirados por pessoas da organização, com vassouras, pás e muita areia. Sempre simpáticos, na última sessão, no domingo, tentaram remediar a atitude trazendo algumas cervejas para comemorar, mas Cabelo não bebe.
Hélio Oiticica também deve ter se revirado na tumba ao saber que nem sequer as réplicas de seus parangolés seriam manipuladas.
Também deve ser bem estranha para os alemães aquela cabana colorida (um penetrável) que as pessoas não podem nem chegar perto. Suas obras estão instaladas na Kulturbahnhof, a antiga estação de trem da cidade.
Os alemães vão precisar ainda de um curso intensivo de português ou de história da arte brasileira para entender o que Lygia Clark realmente queria.
Embora seja possível ter uma idéia do uso de suas máscaras sensoriais, já que estão acompanhadas por fotos que demonstram sua utilização, não acontece o mesmo com seus objetos relacionais, que estão exemplificados sem tradução ou qualquer texto explicativo.

Texto Anterior: Catherine David discute sua Documenta
Próximo Texto: Helen Hunt dá à luz na série "Mad About You"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.