São Paulo, sexta-feira, 27 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP integra estudo em ônibus espacial

Acordo foi estabelecido com a Nasa

BETINA BERNARDES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A AEB (Agência Espacial Brasileira) assinou ontem com a Nasa (agência espacial norte-americana) um acordo para que no dia 1º de julho embarque no ônibus espacial Columbia um experimento científico desenvolvido na USP (Universidade de São Paulo).
Segundo informações da AEB, Glaucius Oliva, do Departamento de Física da USP-São Carlos, coordena uma pesquisa sobre o crescimento em laboratório de cristais de proteína do Trypanosoma cruzi, agente etiológico causador da doença de Chagas.
Quando a proteína está em forma de cristal, é possível estudar sua estrutura molecular mais facilmente por intermédio de raios X.
Luiz Gylvan Meira Filho, presidente da AEB, explicou que, em um lugar onde não haja a atuação da força da gravidade, a qualidade de crescimento do cristal é melhor.
O experimento será embarcado na missão STS-94, que deve durar 16 dias. Ele já deveria ter embarcado anteriormente, no dia 4 de abril, mas a missão STS-83 da Columbia acabou sendo abortada por falha técnica.
Satélite
Dentro desse programa, está previsto para 1999 o embarque de uma câmara de imagens infravermelhas desenvolvida pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A tecnologia desse equipamento será aplicada em satélites de sensoriamento, que poderão monitorar queimadas e desmatamentos.

Texto Anterior: Interior de SP teme surto de sarampo
Próximo Texto: Provão fará teste de impressões digitais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.