São Paulo, sexta-feira, 27 de junho de 1997
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Benetton lança anúncio moderado

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Campanha usa foto comportada

Bennetton lança anúncio moderado
A Benetton lançou ontem uma nova campanha publicitária mundial que vai mostrar apenas fotografias de rostos de jovens, tiradas recentemente pelo fotógrafo e publicitário Oliviero Toscani, principal responsável pela controvertida imagem da empresa italiana, que faturou cerca de US$ 1,95 bilhão no ano passado.
A campanha, que começará a ser veiculada no final de setembro na Europa aproveita algumas das 200 fotos que compõem a exposição Facce/Faces, inaugurada ontem na antiga estação Leopolda, em Florença, na Itália.
A marca registrada das campanhas publicitárias da Benetton é o uso de imagens que tendem a chocar o público, como fotos de um paciente de Aids em seu leito de morte e de um padre e uma freira se beijando. Desta vez, os anúncios tendem a ser menos polêmicos.
No Brasil, onde a empresa tem atualmente uma cadeia de 250 lojas e faturou cerca de US$ 25 milhões, a campanha deverá começar a ser divulgada em dezembro.
A empresa produz aproximadamente 2 milhões de peças de vestuário no país e planeja aumentar sua presença no Brasil como parte da estratégia de expansão fora da Europa.
O crescimento de 4% registrado no ano passado foi obtido principalmente no Leste Europeu e Oriente Médio. No total, são 7.000 pontos-de-venda em 120 países.
Nos últimos três anos, o grupo investiu cerca de US$ 130 milhões em modernização das fábricas.
Contra o cigarro
O estilo mais comedido da nova campanha publicitária da Benetton foi, de certa forma, compensado pelo mais recente número da sua revista "Colours", que circula em sete versões bilíngues (sempre inglês e mais outra língua, incluindo servo-croata e esloveno). O tema central dessa edição é o cigarro.
Encartado na revista, um pôster mostra uma montagem de fotos tiradas para fins médicos com algumas das doenças provocadas pelo fumo. A própria Benetton classifica a figura criada como "um monstro".
Outra matéria apresenta alguns dos 4.000 produtos químicos usados pelos fabricantes de cigarros, como amônia, chumbo e fósforo.
A contracapa da revista mostra a rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido, numa cena pouco nobre e com uma tarja, semelhante a encontrada nos maços de cigarros. (CGF)

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