São Paulo, sexta-feira, 27 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estação tem 'cápsula de fuga'

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Caso todas as tentativas de reparar a estação espacial Mir falhem, restará aos cosmonautas utilizar a Soiuz TM-25 -a última versão das cápsulas de transporte russos.
"Caso precisem retornar, eles vão utilizar a cápsula Soiuz TM-25", disse uma autoridade russa da área espacial.
O TM-25, com capacidade para três pessoas, é o último de uma série de cápsulas utilizados ao longo dos 11 anos em que a Mir está em órbita para transportar os cosmonautas da Terra para a estação espacial e vice-versa. Os cosmonautas russos que estão na Mir chegaram ali a bordo do TM-25.
"O Soiuz é usado como um 'ônibus' pelos tripulantes da Mir. Eles sobem e descem no mesmo Soiuz", disse o oficial russo.
O Soiuz, de 7 toneladas, é uma cápsula em forma de bala capaz de suportar as altas temperaturas observadas na reentrada na atmosfera terrestre. A cápsula flutua até o solo utilizando um pára-quedas.
A fuga no Soiuz, porém, se ocorrer, não deve ser tão emocionante quanto aquela em que se envolveram os tripulantes da Apolo-13.
Em abril de 1970, Jim Lovell, Jack Swigert e Fred Haise tiveram de improvisar para conseguir voltar vivos à Terra após explosão de um dos tanques de oxigênio da nave.
Os tripulantes transformaram o módulo lunar (que seria usado para um pouso na Lua) em uma unidade de sobrevivência.
A aventura de Lovell, Swigert e Haise foi tema do filme "Apollo 13", lançado em 1995.

Texto Anterior: Mir espera sem luz chance de conserto
Próximo Texto: Chirac vai homenagear Jacques Cousteau; Tiroteio na Albânia fere vários em comício; Helicópteros de Israel atacam sul do Líbano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.