São Paulo, sexta-feira, 27 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maconha age no cérebro como a cocaína

DA REDAÇÃO

Dois estudos publicados hoje na revista "Science" mostram que os efeitos da maconha no cérebro são semelhantes aos efeitos produzidos por drogas como a heroína e a cocaína. Eles mostram que a maconha manipula o cérebro da mesma forma que outras drogas, causando, no órgão, uma sensação de dependência, o que levaria o usuário a querer usá-la sempre.
Em um dos estudos, cientistas da Universidade Complutense (Espanha) e do Instituto de Pesquisas Scripps, na Califórnia (EUA), mostraram que os sintomas da síndrome de abstinência causada pela droga está ligada a uma substância cerebral que já havia sido identificada como responsável pela ansiedade e estresse ligados à síndrome de abstinência causada pelos opiáceos e pela cocaína.
O grupo espanhol-americano já havia mostrado que a liberação de uma substância chamada fator de liberação de corticotropina (CRF), que está associada ao estresse emocional, também está associada à síndrome de abstinência de opiáceos e cocaína.
Agora eles descobriram que o CRF também está ligado à síndrome de abstinência da maconha.
O CRF é liberado numa área do cérebro chamada amígdala, que seria uma espécie de centro das emoções.
No outro estudo, uma equipe da Universidade de Cagliari (Itália) constatou que o princípio ativo da maconha -o THC- causa uma série de reações no cérebro que também são verificadas em dependentes de outras drogas.
Essas reações terminam com o aumento de uma substância chamada dopamina, que leva à sensação de euforia.
Eles sugerem que a superposição de efeitos dos opiáceos e da maconha sobre o sistema da dopamina pode fornecer uma base biológica para a idéia de que a maconha é uma porta de entrada para outras drogas, preparando o cérebro para procurar drogas mais fortes, que agem da mesma maneira.

Texto Anterior: Presidente do ex-Zaire prende oposicionista; Guardas russos atiram contra barcos do Japão; Presidente albanês diz que validará eleições; Papa pede acordo entre Israel e árabes; Cientista dos EUA acha gene do Parkinson
Próximo Texto: Uso da droga é debatido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.