São Paulo, sábado, 28 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Painéis de SP trazem dados errados

MARCOS PIVETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os 30 painéis que informam a condição do ar na cidade de São Paulo estão divulgando, há três meses, informações erradas.
Desde março, a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) rescindiu o contrato e parou de fornecer as informações à Prosinal Propaganda e Sinalização, empresa dona dos painéis.
Mesmo sem atualizar os dados dos painéis, a empresa continuou mantendo-os ligados.
Até hoje, os painéis ostentam as marcas e os logotipos da Cetesb e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, embora esses órgãos não tenham mais ligação com o serviço.
A Cetesb já pediu que a empresa retire os nomes e marcas da companhia e da secretaria.
Um dos donos da Prosinal reconheceu o erro de ter mantido dados errados em seus placares.
"Foi uma falha nossa. Pecamos por omissão", disse Adauto Rochetto, sócio da Prosinal, que ganha dinheiro vendendo publicidade nos painéis.
Segundo Rochetto, a empresa não vai mais veicular dados sobre qualidade do ar nos painéis.
A diretoria da Cetesb também negou ter sido omissa sobre o problema nos últimos três meses. Nesse período, a Cetesb já sabia que a Prosinal estava divulgando informações incorretas, mas só denunciou o caso agora.
"Talvez tenhamos dado uma 'cochilada', mas não nos omitimos", disse Alfred Szwarc, diretor da Cetesb.
Nos próximos dias, a Cetesb vai publicar o edital de licitação de uma concorrência pública para instalação de cem novos placares eletrônicos na Grande São Paulo, com tecnologia mais moderna que a da Prosinal.
Segundo Szwarc, a Cetesb vai cobrar pelos dados que forem usados pela empresa vencedora da concorrência. A Prosinal não pagava pelos dados da Cetesb.
"Acho justo a Cetesb cobrar de uma empresa privada que tem lucros com o trabalho de uma companhia pública", disse.

Texto Anterior: Trânsito fica abaixo do normal
Próximo Texto: Crianças recebem coquetel anti-Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.