São Paulo, sábado, 28 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU lança campanha contra Aids infantil

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

O programa da ONU (Organização das Nações Unidas) para a Aids, UNAIDS, lançou ontem, em Bruxelas, Bélgica, uma campanha mundial de prevenção à contaminação de crianças pelo vírus HIV.
O número corresponde a 12,9% do total de infectados no ano passado. Dessas crianças, 90% contraíram o vírus de suas mães, na gestação, parto ou amamentação.
Desde o início da epidemia, conforme os dados da ONU, 2 milhões de crianças nasceram com o vírus da Aids, contaminadas por suas mães. Nesse período, estima-se que 9 milhões de crianças perderam suas mães, mortas em virtude da síndrome que ataca o sistema imunológico do ser humano.
"Não se tem dado atenção suficiente ao desastroso impacto da Aids sobre as crianças. Se a propagação do HIV não for contida rapidamente, os ganhos já obtidos na redução da mortalidade infantil serão revertidos em muitos países", declarou o diretor-executivo do UNAIDS, Peter Piot.
Calcula-se que, no ano 2010, a Aids poderá ser responsável por um aumento de 75% na mortalidade infantil em geral, nas nações mais atingidas pela epidemia.
Nesse caso, as crianças dos países pobres sofrem mais. Com menos recursos disponíveis para tratar a doença, elas morrem mais cedo. Atualmente, na Europa, mais de 20% das crianças infectadas sobrevivem até os dez anos.
Já em Zâmbia (África), metade das crianças HIV-positivas morre antes de chegar aos dois anos.
Outra preocupação da ONU no contágio da Aids é a prostituição infantil e os casos de abuso sexual. A organização acredita que a Aids fez aumentar a demanda por adolescentes no comércio de sexo.
A ONU ignora quantas crianças prostituídas há no mundo, mas estima que esse número aumente em 1 milhão delas ao ano.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Os números da Aids no mundo
Próximo Texto: Fura-fila vai ser testado em autódromo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.