São Paulo, sábado, 28 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fura-fila vai ser testado em autódromo

ROGÉRIO GENTILE
DA REPORTAGEM LOCAL

O autódromo de Interlagos, localizado na zona sul de São Paulo, vai abrigar testes dos protótipos do fura-fila, apelido do VLP (Veículo Leve sobre Pneus).
Um pista de 1,3 km será construída num setor desativado do autódromo, junto do antigo retão.
Na próxima semana, a prefeitura vai abrir a licitação para a obra, avaliada em R$ 1,2 milhão.
O fura-fila é um ônibus biarticulado que circula em vias exclusivas, elevadas ou aéreas, preso em canaletas por roldanas. A pista, com três metros de largura, deverá estar pronta em três meses.
Segundo Washington Corrêa, da Secretaria dos Transportes, os testes vão avaliar, entre outras coisas, a dirigibilidade, a aceleração e a estabilidade do fura-fila.
Domingo chega a São Paulo o protótipo número dois do fura-fila. Trata-se de um trólebus articulado, ainda sem as roldanas. Ele está sendo montado em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
O veículo vai ser testado na cidade, com tambores de água.
Em maio, Pitta testou a primeira versão: um ônibus a diesel biarticulado. O modelo com o design definitivo estará pronto em dezembro. Nos próximos dias, a prefeitura vai assinar com o consórcio Setepla-Logit contrato de R$ 6,5 milhões para o desenvolvimento do projeto do fura-fila.

Texto Anterior: ONU lança campanha contra Aids infantil
Próximo Texto: Liminar tira professores do rodízio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.