São Paulo, sábado, 28 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oklahoma City recolhe o filme 'O Tambor'

Juiz diz que obra premiada é obscena

DE WASHINGTON

A polícia de Oklahoma City, Meio-Oeste dos EUA, apreendeu as sete cópias do filme "O Tambor" disponíveis para aluguel na cidade porque um juiz local decidiu que a fita é "obscena".
Uma das cópias foi confiscada quando um diretor da Associação Americana pelas Liberdades Civis (ACLU) a estava assistindo em casa. Michael Camfield diz ter tentado discutir com os policiais questões de direito constitucional e liberdade de expressão estéticas, mas desistiu e lhes entregou a fita.
"O Tambor", do cineasta alemão Volker Schloendorff, ganhou o Oscar de filme estrangeiro em 1979 e a Palma de Ouro do Festival de Cannes.
É uma alegoria da Alemanha sob a ótica de um menino que se nega a crescer, baseada no romance homônimo de Gunther Grass.
O juiz Richard Freeman disse ter aplicado lei estadual que define como obscena qualquer representação de pessoas com menos de 18 anos em práticas sexuais. Numa cena do filme, o personagem principal, Oskar (David Benent), faz sexo oral com uma adolescente.

Texto Anterior: Justiça diminui restrição sobre arma
Próximo Texto: Oposição albanesa reúne 10 mil no último dia de campanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.