São Paulo, sábado, 28 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fukuyama fala de drogas

El Tiempo
de Bogotá

DO "EL TIEMPO"

O cientista social americano Francis Fukuyama disse ao jornal que a legalização das drogas é a única solução para o problema do narcotráfico.
"Estou chegando, com relutância, à conclusão de que é a única solução. Creio que não é muito atraente, porque significa que o número de gente viciada vai aumentar. Mas na Colômbia e no México teria um efeito benéfico", disse.
Fukuyama ficou famoso ao publicar sua tese de que o fim do comunismo na URSS e nos países do Leste Europeu em 89 representava o fim da história.
Segundo o jornal, ele acha que também nos EUA haveria um efeito benéfico ao reduzir a criminalidade.
"Apesar disso tudo, não creio que haja alguma possibilidade política de que isso venha a acontecer", disse.
Para Fukuyama, a política de conceder ou tirar certificado de país que colabora com a luta contra o narcotráfico "é humilhante" para os países envolvidos, como México e a própria Colômbia. "Os americanos adoram dar ou recusar certificados aos outros, mas odeiam quando outros países fazem o mesmo com eles. Isso me parece hipócrita", disse ao diário.
Fukuyama disse achar que o fim do problema da guerrilha está no crescimento econômico dos países.

Texto Anterior: Oposição albanesa reúne 10 mil no último dia de campanha
Próximo Texto: China anuncia demonstração de força militar horas após a festa da devolução
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.