São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unifesp abre inscrições para pós-graduação; Refeição com peixe pode ajudar diabéticos; Cardiologia de SP tem novo presidente; Estudo analisa ação de gene contra tumor; Chuveiro elétrico no HC acaba com doença; Mal de Alzheimer tem teste de laboratório; Medir pressão do olho pode revelar glaucoma

JULIO ABRAMCZYK

Unifesp abre inscrições para pós-graduação
Estarão abertas do dia 1º ao dia 11 de julho, na Escola Paulista de Medicina/Unifesp, as inscrições ao curso de pós-graduação em medicina interna e terapêutica, para mestrado e doutorado. Informações pelo tel. (011) 572-1898.

Refeição com peixe pode ajudar diabéticos
Nos diabéticos, uma refeição diária à base de peixe e exercícios moderados reduz o colesterol e controla adequadamente os níveis de açúcar, sugere estudo realizado na Austrália por David Dunstan e publicado na revista "Diabetes Care".

Cardiologia de SP tem novo presidente
O médico Fábio Jatene, do Incor, assumiu sexta-feira a presidência da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. A entidade, que reúne 4.000 sócios, realiza no Instituto Dante Pazzanese, de 9 a 13 de agosto, o 6º Curso de Reciclagem em Cardiologia.

Estudo analisa ação de gene contra tumor
O papel de um gene supressor de tumor, o p53, na evolução do câncer do estômago e de mama, é analisado pela médica Solange Moraes Sanches em sua dissertação de mestrado, aprovada na semana passada na Faculdade de Medicina da USP.

Chuveiro elétrico no HC acaba com doença
Um surto de pneumonia por legionela em doentes transplantados no HC, provocado pela bactéria presente no sistema geral de água quente, foi resolvido com o uso do chuveiro elétrico. A Comissão de Infecção Hospitalar do HC recebeu prêmio pela resolução simples e eficaz do problema.

Mal de Alzheimer tem teste de laboratório
A redução da atividade de uma enzima no cérebro (acetilcolinesterase) detectada por exame com substância radiativa diagnosticaria a doença de Alzheimer em idosos, sugere Masaomi Iyo em trabalho na revista "The Lancet".

Medir pressão do olho pode revelar glaucoma
A medição da pressão intra-ocular feita uma vez por ano em consulta oftalmológica pode, eventualmente, levar ao diagnóstico precoce do glaucoma (pressão aumentada nos olhos). A doença não provoca inicialmente sintomas, mas pode levar à cegueira depois de algum tempo.

E-mail: julio@uol.com.br

Texto Anterior: Cirurgia antiobesidade grampeia estômago
Próximo Texto: Homem tipo machão arrebenta corações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.