São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vestibular anual tenta premiar times mais fracos

DA REPORTAGEM LOCAL

Anualmente, a liga norte-americana faz um vestibular ("draft") para renovar os seus 29 times.
A maioria dos candidatos sai das universidades dos EUA. Mas nos últimos anos aumentou a participação de estrangeiros.
O "draft" é orientado para premiar as equipes mais fracas, contribuindo, pelo menos na teoria, para o equilíbrio do campeonato.
Têm o direito de escolher em primeiro lugar os 13 times que não se classificaram para a fase final (playoffs) do torneio passado.
Para dar emoção ao processo, e evitar que se perca de propósito para assegurar uma boa escolha no vestibular seguinte, a NBA submete os "excluídos" a um sorteio.
A equipe com pior campanha participa dele com mais bolinhas. E assim sucessivamente, seguindo a ordem crescente de vitórias.
Apesar de ter sido o terceiro pior em 96-97, o San Antonio foi feliz no sorteio deste ano, assegurando o direito de fisgar Tim Duncan.
Os 16 times que se classificaram para os playoffs vêm a seguir no "draft", aí sim respeitando estritamente a ordem de campanha.
O Chicago Bulls, campeão, foi, portanto, o último da fila.

Texto Anterior: Supercalouro chega sem 'travo' à NBA
Próximo Texto: Schumacher sai na pole no GP da França
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.