São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Astrônomo francês idealizou o projeto

DA REPORTAGEM LOCAL

Até 1989, a pesquisa astronômica que se ocupava da determinação da posição e do movimento de um astro -a astrometria- utilizou telescópios situados na superfície terrestre. Graças ao projeto do astrônomo francês Pierre Lacroute (1906-1993), a Agência Espacial Européia desenvolveu um satélite astrométrico, o Hipparcos.
A designação Hipparcos é uma homenagem ao astrônomo e matemático grego Hiparco, que elaborou, no século 2 a.C, o primeiro catálogo de estrelas.
O nome também é acrônimo da expressão inglesa High Precision Parallax Collecting Satellite (Satélite de Coleta de Paralaxe de Alta Precisão), uma referência a seu principal objetivo, que era estabelecer, com precisão elevada, a posição, a paralaxe e o movimento próprio de cerca de 120 mil estrelas previamente selecionadas por um consórcio constituído por quatro diferentes grupos de astrônomos da comunidade científica.

Texto Anterior: O Universo cresceu
Próximo Texto: Sputinik lançou a idéia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.