São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Do ébano ao mel

MARCELO LIMA

Madeiras escuras voltam a ser valorizadas nos pisos
A madeira maciça, em tacos ou assoalhos, continua em alta como opção de revestimento para todos os pisos da casa. Da sala ao banheiro.
Como novidade, ela aparece agora em tonalidades mais escuras, que vão do ébano ao mel e que já começam a substituir o pau-marfim na preferência dos arquitetos e decoradores.
"O pau-marfim se adaptou bem à luminosidade e limpeza exigidas pela decoração contemporânea, mas, por ter sido usado excessivamente, começa a cansar", explica a arquiteta Patrícia Anastassiadis.
Também para a decoradora Nórea de Vito -que optou pela peroba como piso para sua sala de estar- madeiras escuras e mais resistentes são forte tendência, especialmente quando acompanhadas de tapetes em fibras naturais como o sisal e a juta. "A madeira escura coloca o mobiliário em destaque e confere unidade ao ambiente", afirma.
O arquiteto José Luís Rodrigues, da Madeireira Felgueiras, aponta o ipê e a sucupira, de coloração castanha, e o jatobá, de tom mais avermelhado, como as mais empregadas entre as variedades escuras disponíveis no mercado nacional.
Entre as importadas, o carvalho americano, por apresentar também uma textura diferenciada, vem sendo bastante procurado.
Segundo Rodrigues, os revestimentos em madeira podem ser aplicados sobre o contrapiso ou sobre pisos já prontos. Tacos, por exemplo, são colados diretamente sobre o piso. Já os assoalhos podem ser fixados sobre uma estrutura de madeira ou por parafusos.
Antes de optar, no entanto, é importante observar sempre o nivelamento do piso em relação às portas. "Para substituir um piso já existente, convém verificar se a espessura da madeira não vai criar um desnível em relação às portas e obstruir a abertura", explica Rodrigues.

ONDE ENCONTRAR JCA Construtora - importa, sob encomenda, madeiras da América do Norte como o carvalho americano e o pinho canadense. Informações pelo tel: (021) 269-9797. Madeireira Felgueiras - tacos e assoalhos em madeiras nacionais como o ipê, jatobá e peroba. Av. dos Remédios, 322, Jaguaré, zona noroeste, tel: 835-0335.

Texto Anterior: ÚTEIS E FÚTEIS
Próximo Texto: horta caseira sem terra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.