São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

horta caseira sem terra

ADRIANA VIEIRA

A terra não é um ingrediente básico para quem quer ter uma horta em casa. No quintal pode-se cultivar verduras e hortaliças na água com técnicas de hidroponia.
A construção da horta hidropônica é trabalhosa, mas o cultivo é mais simples que o convencional.
Basicamente, é preciso fazer uma hidroestufa coberta com plástico e uma bancada inclinada (desnível de 2% a 4%) para a água circular.
Na bancada, as verduras são cultivadas em telhas de cimento amianto ou canaletas de PVC. Para sustentá-las, usa-se isopor, areia e cascalho, entre outros elementos.
A água usada é complementada com nutrientes. "Deve-se saber combiná-los para cada tipo de verdura", diz o agricultor hidropônico Takahisa Fujishiro.
Para aprender a hidroponia, a dica é começar assistindo ao vídeo-aula "Hidroponia - Passo a Passo", de José Damião de Jesus Filho. O livro "Hidroponia - Uma Alternativa para Pequenas Áreas", de Nilva Teresinha Teixeira, é outra opção. Ambos estão à venda na Agrodora.

Texto Anterior: Do ébano ao mel
Próximo Texto: Sons além da imaginação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.