São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O trivial adocicado

RITA LOBO

Leite de amêndoas dá novo sabor ao arroz, que vira sobremesa
Déda Fachon é autora de livros de culinária na França. Sua filha Maggy e eu, de vez em quando, cozinhamos juntas nos finais de semana. Outro dia, entre uma batata e outra, comentei que deve ser uma maravilha ter uma mãe que, além de grande cozinheira, vive pesquisando novas receitas. Maggy, com seu senso de humor nada francês, respondeu: "É sim, uma maravilha. Quando ela escreveu '111 Receitas de Arroz', para nós, foram 365 dias de arroz no almoço e no jantar".
Afinal, alguém precisa experimentar as receitas! Minha sugestão, bem testada, para hoje é uma sobremesa de arroz ao leite de amêndoas que originalmente é servida fria, mas, nesses dias gelados, ela não só pode como deve ser servida bem quentinha.

Dicas Quentes
No livro, Déda começa explicando alguns métodos de cozimento de arroz. Os dois principais são o crioulo e o pilau. No primeiro, o arroz é cozido como macarrão; numa panela com bastante água fervendo e um pouco de sal, sem tampar, por cerca de dez minutos ou até que não estale nos dentes. Em seguida, escorre-se a água e passa-se o arroz por água corrente fria. Antes de servir, o arroz é aquecido numa panela com qualquer espécie de gordura (manteiga, azeite...) sempre mexendo para não queimar.
No pilau, método mais utilizado nas nossas cozinhas antes de ser cozido num líquido (água, caldo...), o arroz é refogado em um pouco de gordura (e geralmente com cebola ralada também). Em seguida, deve ser adicionado o líquido na quantidade exata para que o arroz cozinhe e fique sequinho. Para cada xícara de arroz usa-se duas xícaras de líquido. O arroz leva de 15 a 20 minutos para cozinhar em fogo médio, com a panela tampada, que só deve ser aberta nos últimos minutos para a completa evaporação do líquido.

Arroz ao leite de amêndoas
receita de Déda Frachon
. 2 xícaras arroz
. 2 xícaras de leite
. 2 xícaras de água
. 200 g de amêndoas peladas
. 4 colheres (sopa) de açúcar
. 3 gemas
. 1 colher (café) água de flor de laranjeira
. 2 colheres (sopa) de amêndoas torradas
. 4 colheres (sopa) de creme de leite

Cozinhe o arroz por cinco minutos num panela com água e uma pitada de sal. Em seguida, escorra bem. No liquidificador, bata o leite, a água e as amêndoas peladas. Passe por uma peneira e leve ao fogo para ferver. Acrescente o arroz ao leite de amêndoas, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por 20 minutos. Retire do fogo e acrescente o açúcar, as gemas e a água de flor de laranjeira. Mexa vigorosamente, leve novamente ao fogo e continue mexendo até que fique uma mistura cremosa. Fora do fogo, incorpore o creme de leite e bata na batedeira. Leve à geladeira por no mínimo duas horas e, na hora de servir, enfeite com as amêndoas torradas.

Texto Anterior: Invadindo as quadras
Próximo Texto: Bebidas quentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.