São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997 |
Texto Anterior |
Índice
Enfeites e canecas dão bons lucros
DA REPORTAGEM LOCAL O caso do libanês Jean Abboud, 37, seria comum entre tantos outros imigrantes que se dão bem no Brasil, não fosse o ramo em que ele decidiu se aventurar.Abboud deixou a administração de uma granja em seu país para começar a fabricar, em 1993, um produto até hoje não muito popular por aqui: canecas térmicas. Quatro anos depois, a Birfrizz fabrica 5.000 unidades da caneca térmica por mês. O produto, vendido nas lojas por R$ 18, em média, possui um refil de plástico, que vai à geladeira e permite gelar bebidas em apenas dez minutos, diz ele. A experiência foi o trampolim para o lançamento de outros produtos térmicos da marca, como um prato para sobremesa e um balde para sorvete. "Num país de clima quente como o Brasil, esse mercado pode crescer muito." A produção é terceirizada, e os produtos são distribuídos em lojas de presentes e supermercados. Drinques Jaílson Motta, 32, ex-administrador de empresas, jogou a carreira e um emprego seguro para o ar, em 1995, e decidiu virar sócio de uma pequena fábrica. Até aí, tudo bem. O risco maior foi quando decidiu fabricar produtos incomuns: enfeites de papel para festas. Ex-gerente de qualidade de uma grande empresa, Motta e mais dois amigos decidiram apostar todas as fichas no negócio. Venderam linhas telefônicas e trocaram os carros por modelos antigos. "Optamos por um setor diferente, em que não há grande concorrência." Hoje, a Simetria emprega 16 funcionários e tem um faturamento mensal em torno de R$ 40 mil. Segundo Motta, o grupo conta com a ajuda de sua mulher, pedagoga, na elaboração das peças. O catálogo da empresa tem 86 tipos de produto. Mais 14 devem ser lançados em breve. A linha mais lucrativa é a de decoração de drinques e sobremesas: canudos e pequenos guarda-chuvas de papel que enfeitam sorvetes e borda de copos, por exemplo. A fábrica produz por mês cerca de 90 mil unidades. Um canudo decorado para drinque, por exemplo, sai por R$ 0,24, no máximo. Outro setor da empresa que também registra boas vendas é o de enfeites para festas infantis. Texto Anterior: Fábrica de troféu vende tradição Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |