São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma banca de jornal?

Rinaldo Alves de Lima (São Miguel Paulista, SP)
O interessado em banca de jornal pode abrir uma empresa ou trabalhar como autônomo. Isso vai depender da escolha do ponto. Se o empreendedor colocar uma banca de rua, deverá obter o registro de autônomo.
Dentro de um espaço ou em um imóvel, o empreendedor deverá abrir uma empresa mercantil.
Os critérios para a concessão de alvará para banca de rua são definidos por meio de concorrência pública, realizada periodicamente pelas prefeituras.
Normalmente, as prefeituras separam um terço das vagas para serem sorteadas entre deficientes físicos e aposentados. O restante é distribuído entre os interessados.
O empreendedor deverá apresentar uma maquete com informações sobre a localização da banca -que não pode ser fixada ao chão nem obstruir a passagem. As bancas devem ter cem metros de distância entre uma e outra.
Se a prefeitura não estiver concedendo alvará, restam duas opções: comprar uma já montada ou abrir uma loja em um imóvel. O investimento inicial pode variar de R$ 5 mil a R$ 50 mil.
Os preços de capas de revistas, que representam a maior parte do volume de comercialização das bancas, garantem ao empresário uma rentabilidade bruta de 30%.
Depois de pagar as despesas, a lucratividade cai para 15%. Esse empreendimento não exige capital de giro, já que as publicações são adquiridas em consignação.
O investimento varia para aquele que optar pela compra de um negócio já em funcionamento devido ao faturamento, pois os gastos para esse caso compreendem luvas, equipamentos e estoque.
Geralmente, as luvas representam de duas a seis vezes o valor do faturamento mensal. Se a alternativa for uma loja particular, o imóvel deve ter cerca de 20 m2.
O trabalho da banca começa por volta das 5h. Atualmente, esses estabelecimentos vendem também doces, fitas de vídeo, refrigerantes, cigarros, fichas telefônicas e até brinquedos.
Para obter o registro de autônomo, o empreender deverá ir até a prefeitura e ao INSS para a abertura da empresa mercantil.
Precisa ainda providenciar registro na Junta Comercial, Secretaria da Fazenda e prefeitura.
O interessado deve pesquisar, na prefeitura, as exigências quanto à localização e ao alvará de funcionamento, fazendo registro também no INSS e sindicato patronal.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção.

Texto Anterior: Preço de linha telefônica desaba no 1º semestre
Próximo Texto: Compra de plásticos é por impulso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.