São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manchete inicia as gravações de 'Mandacaru'

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma equipe da Manchete com 70 pessoas iniciou na semana passada as gravações de "Mandacaru", a substituta de "Xica da Silva", na Bahia. O diretor Walter Avancini escolheu a cidade de Paulo Afonso (a 471 km da Salvador) como cenário de seu épico sertanejo.
A história -com roteiro de Anali Álvares e Zeno Wilde- se passa no final dos anos 30, após a morte de Lampião. "Quero mostrar o período que marcou o final do cangaço, quando os cangaceiros resistiam às mudanças e tentavam tirar o poder das mãos dos coronéis", diz o diretor.
As principais sequências gravadas em Paulo Afonso foram as de ambientação da história, com paisagens nordestinas. Também foi realizada uma cena em que Juliana (Carla Regina), a filha de um coronel, tenta fugir após ter sido raptada por um grupo de cangaceiros liderados por Tirana (Victor Wagner).
"O rapto da garota é um dos aspectos ficcionais da história. Isso foi criado para dar um toque melodramático", conta Avancini. "No decorrer da trama, ela vai perceber que os cangaceiros têm um comportamento mais ético do que os coronéis."
A Manchete vai investir R$ 7 milhões nos 150 capítulos de "Mandacaru" (nome de uma das plantas mais características a caatinga nordestina). Antes de embarcar para a Bahia, o elenco fez uma preparação usando armas e cavalos na cidade cenográfica de Maricá (a 60 km de Rio de Janeiro).
O quadro de atores traz nomes do elenco de "Xica da Silva" como Victor Wagner -que trabalha pela terceira vez com Avancini-, Carla Regina, Murilo Rosa, Jayme Periard e Teresa Sequerra. Ainda atuam Andréa Richa, Nani Venâncio e Alexandra Marzo.
"O Victor Wagner tem carisma de protagonista. De 'Tocaia Grande' para cá, ele deu um grande salto", comenta Avancini. O último ator a ser escalado foi Guilherme Piva, que vai interpretar o frei Dodô -inspirado em frei Damião, que morreu no dia 31 de maio. "Criamos o personagem na última hora. É uma homenagem."
(EG)

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Receita para uma boa apresentadora inclui beleza, charme e formação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.