São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
Próximo Texto | Índice

Escort e Polo duelam entre os médios

DA REPORTAGEM LOCAL

Os consumidores de carros médios andavam reclamando da falta de opções nesse mercado. A sede por renovação era tamanha que logo o Ford Escort e o VW Polo Classic viraram os campeões de venda do segmento -primeiro e segundo lugar respectivamente, com 3.788 e 3.288 unidades, contra as 2.003 do Kadett (GM) e as 1.930 do importado Golf (também VW).
Em teste realizado pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia, o Escort GLX 1.8 16V e o Polo Classic 1.8 8V, ambos fabricados na Argentina, apresentam números bem diferentes.
Apesar dos motores de tamanhos semelhantes -de 1.800 centímetros cúbicos (cc)-, as diferenças são consideráveis.
O do Escort tem características esportivas, convidando o piloto a pisar fundo. Funciona melhor em alta rotação, quando dá um "banho" no Polo.
Por isso, venceu na prova de aceleração. Vale considerar as 16 válvulas do seu motor. Mas em baixo giro, o rendimento cai. Em trânsito lento, fica até meio cansativo.
No Polo, o motor de 8 válvulas é mais "redondo" e elástico. Tem respostas mais rápidas nas saídas e não reclama nas ultrapassagens na cidade. Mas não tem o mesmo fôlego do Escort na estrada.
No item consumo, eles empatam: o Ford levou vantagem em trechos rodoviários (13 km/l contra 13,7 km/l). O VW foi melhor em urbanos (9,1 km/l a 10 km/l).
O câmbio do Polo, macio e de engates fáceis, embora um pouco longos, é superior ao do Escort, que causa desconforto quando o motorista aciona a quinta marcha -ele precisa deslocar o corpo e o braço para a direita.
No trânsito urbano, o Polo leva certa vantagem, ao facilitar o motorista a promover manobras rápidas e retomadas de velocidade em menores tempos.
Os espelhos retrovisores do modelo VW são grandes e oferecem boa visibilidade -o retrovisor direito do Escort, pequeno, oferece campo de visão limitado.
O Escort ganha a briga na estabilidade em curvas e em trechos onde a velocidade final pode ser maior e no item acabamento.
O carro da Ford prima pelo interior de bom gosto. A ergonomia (melhor posicionamento dos instrumentos para o manejo) do seu painel, com suas linhas ovaladas, traz soluções mais modernas do que as do modelo da VW.
Mas o interior do Polo não chega definitivamente a causar maiores desapontamentos.

Próximo Texto: Escort e Polo duelam entre os médios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.