São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escort e Polo duelam entre os médios

DA REPORTAGEM LOCAL

Os consumidores de carros médios andavam reclamando da falta de opções nesse mercado.
A sede por renovação era tamanha que logo o Ford Escort e o VW Polo Classic viraram os campeões de venda do segmento -primeiro e segundo lugar respectivamente, com 3.788 e 3.288 unidades, contra as 2.003 do Kadett (GM) e as 1.930 do importado Golf (também VW).
Em teste realizado pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia, o Escort GLX 1.8 16V e o Polo Classic 1.8 8V, ambos fabricados na Argentina, apresentam números bem diferentes.
Apesar dos motores de tamanhos semelhantes -de 1.800 centímetros cúbicos (cc)-, as diferenças são consideráveis.
O do Escort tem características mais esportivas, convidando o piloto a pisar fundo. Funciona melhor em alta rotação, quando dá um "banho" no Polo.
Por isso, venceu fácil na prova de aceleração (veja quadro ao lado). Tudo isso graças ao motor 16 válvulas.
Mas em baixo giro, o rendimento cai um pouco. Andando devagar, em trânsito lento, fica até meio cansativo, pois é preciso sempre acelerar mais para obter saídas melhores.
No Polo, o motor de 8 válvulas é mais "redondo" e elástico. Tem respostas mais rápidas nas saídas e não reclama nas ultrapassagens na cidade. Mas não tem o mesmo fôlego do Escort na estrada.

LEIA MAIS sobre o teste completo do Escort e do Polo à pág. 6-2

Texto Anterior: Escort e Polo duelam entre os médios
Próximo Texto: Novo pode desvalorizar até 20% depois de um ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.