São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delegados do Estado pedem polícia única

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

O 1º Encontro Estadual de Delegados de Polícia de São Paulo, que terminou ontem em Atibaia (65 km a norte de SP), decidiu apoiar a proposta do governador Mário Covas de uma polícia estadual única, com um ramo uniformizado.
A "Carta de Atibaia" sugere também a defesa "intransigente dos direitos humanos".
Crítica
O documento defende que se evitem "interferências ilegítimas na atividade policial" -uma referência ao ato normativo do Ministério Público paulista, que determinou o controle externo da Polícia Civil.
Os delegados querem ainda eleição direta para o cargo de delegado-geral e o controle externo de todos os órgãos públicos.
O encontro reivindicou ainda a "retirada de todos os presos sob a responsabilidade da polícia".
No terceiro dia do encontro dos delegados, anteontem, o grande alvo foi o "Alvo"
Ministério Público. "A pretexto de querer exercer o controle externo da atividade policial, o Ministério Público instituiu uma série de medidas inconstitucionais. Ele (MP) quer se afirmar como o quarto poder", disse o presidente da Adepol/BR (Associação dos Delegados de Polícia do Brasil), Wladimir Sergio Reali.

Texto Anterior: 2.000 vão a enterro de cabo da PM em MG
Próximo Texto: Operação diminui homicídios em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.