São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chanceler amplia crise política ao anunciar falta a reunião

Reunião entre israelense e palestino irrita Levy

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ministro do Exterior de Israel, David Levy, se recusou a comparecer a uma reunião marcada para hoje com o primeiro-ministro, Binyamin Netanyahu, aparentemente em protesto a um encontro secreto entre o ministro da Infra-Estrutura, Ariel Sharon, de linha dura, e Abu Mazen, o principal negociador palestino, informou a Rádio Israel.
Levy, do círculo do gabinete mais próximo do premiê, é responsável pelas questões de segurança, bem como o ministro da Defesa, Yitzhak Mordechai. Eles não aceitam a exigência de Sharon de integrar esse grupo-chave para a tomada de decisões sobre defesa e relações com os palestinos.
Sharon deverá ser nomeado ministro das Finanças nesta semana e teria colocado seu ingresso no conselho interno do gabinete como condição para aceitar a pasta.
Para os analistas políticos, é um passo atrás nos esforços de paz a nomeação de Sharon, o general que planejou a invasão do Líbano em 82 e chegou a ser acusado de massacres dos campos de refugiados de Sabra e Chatila. Considera Iasser Arafat "um criminoso de guerra".
Mas Sharon já manobrou para esvaziar a oposição de Levy, ao se reunir secretamente com Abu Mazen, um dos arquitetos dos acordos de paz de Oslo e tido como o segundo dirigente da Autoridade Nacional Palestina.
Em Jerusalém oriental, o bairro majoritariamente árabe da cidade, palestinos fecharam suas lojas numa greve em protesto contra a política tributária israelense. Eles pretendem que o município cancele uma dívida de US$ 278 milhões por conta dos impostos locais. Dizem que os contínuos fechamentos da fronteira da Cisjordânia pelas autoridades israelenses diminuíram seus lucros.

Texto Anterior: Itália anuncia nova fase de privatização da Eni; Mobutu passa bem depois de operação; Premiê turco deve formar novo governo
Próximo Texto: Equipe vai à Bolívia tentar identificar ossada de Che
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.