São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projetar cinema nacional é missão difícil

TONI PIRES
DO ENVIADO ESPECIAL A MISSÕES

As ruínas das Missões já foram cenário de dois filmes. Um deles foi uma superprodução ganhadora da Palma de Ouro no festival de Cannes em 1986, "The Mission", que chegou às telas brasileiras traduzido como "A Missão".
Apesar dos cenários maravilhosos e da música de boa qualidade, há falhas sensíveis na história.
No filme de produção inglesa, impera a luta do bem contra o mal. Os índios foram colocados como almas puras que adoravam os jesuítas e que lutavam só por um pedaço de terra e pelo direito de adorar seus próprios deuses.
Outro filme rodado na região de Missões foi "República Guarani", um documentário feito com parcos recursos financeiros e quase nenhuma divulgação, embora o filme tenha servido até como documentação para sustentar a posição brasileira junto à Unesco para transformar São Miguel em patrimônio da humanidade.
É possível encontrar "A Missão" em qualquer locadora. Mas, para assistir à produção nacional de Sylvio Back, é necessário garimpar um pouco mais ou revirar acervos de cinematecas e videotecas.

Texto Anterior: Pacote de seis dias com passagem custa R$ 872; Empresa gaúcha cobra R$ 300 pelo programa
Próximo Texto: Região sai ferida de briga entre europeus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.