São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região sai ferida de briga entre europeus

TONI PIRES
DO ENVIADO ESPECIAL A MISSÕES

As missões jesuíticas, que representam uma das formas da colonização espanhola na América, tinham como função assegurar territórios conquistados e catequizar os povos nativos.
Com os índios guaranis, os espanhóis fundaram a Província Jesuítica do Paraguay, que, durante o século 17 e meados do 18, estruturou maneiras peculiares de apropriação rural e urbana. Era um sistema social cooperativo e com mão-de-obra não-escrava.
Jesuítas e índios ocuparam um vasto território, hoje pertencente ao Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, criando uma rede de 30 povoados, chamados de "reduções". Sete deles ficam no Brasil.
As disputas políticas entre Portugal e Espanha pelos limites de seus territórios determinaram as Guerras Guaraníticas e a decadência de Missões.
Mais de cem anos de abandono provocaram a ruína dos prédios e construções, que só passaram a receber atenção do poder público a partir de 1925.
São Miguel foi reconhecida em 1938 como patrimônio nacional e, em 1983, pela Unesco, como patrimônio cultural da humanidade.

Texto Anterior: Projetar cinema nacional é missão difícil
Próximo Texto: Parintins (AM) assiste a fim de duelo hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.