São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estátuas revelam a conversão ao budismo

ROGÉRIO C. DE CERQUEIRA LEITE

no Sudeste Asiático
Para evitar problemas, o turista deve se restringir a Siem Reap -onde floresceu o período khmer e são encontrados alguns dos feitos humanos mais fabulosos de todos os tempos- e a Phnom Penh.
No apogeu do Império Khmer, do século 11 ao 13, foram erigidos a cidadela e o palácio de Angkor Wat e Angkor Ton.
Para entender essa suprema arte arquitetônica, e também sua cultura, é preciso saber que originalmente a religião khmer era uma forma de budismo profundamente impregnada de hinduísmo harihara, na qual Shiva e Vishnu integravam uma única divindade.
Mais tarde, durante a construção de Angkor Wat, notam-se esculturas de deuses hindus reformadas em Budas a meio caminho de seu término. Essa é a marca de ressurgimento do budismo teravada.
De forma simplificada, podemos ver esse período como uma conversão do hinduísmo (embora budístico) para o budismo mais ortodoxo de Sidarta Gautama.
É também um período de grandes conflitos com civilizações vizinhas, o Império Champa, do Vietnã, e o dos tais, da Tailândia.
Mas eis que ocorre mais um desses mistérios que nunca entenderemos. Subitamente, os habitantes de Angkor abandonam essa região rica e se mudam para o sul, para a região da atual Phnom Penh.
O turista encontrará então dois mundos maravilhosos. A cidadela de Angkor Ton, monumental, fantástica, os altos relevos de Bayon, sem igual no mundo, e esse imenso templo de Angkor Wat, igualado só por Borobodur, em Java.
O mundo de pedra cinzenta, sóbria, de um lado, e, de outro, em Phnom Penh, o brilho dourado dos templos e palácios.
E, no fundo, a beleza de uma natureza que se recompõe da devastação causada por bombardeios infames e guerras civis totalmente insensatas.
(RCCL)

Texto Anterior: Poliglotas morriam pela boca na ditadura
Próximo Texto: Pol Pot liderou genocídio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.