São Paulo, terça-feira, 1 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC promete 'melhorar a vida das pessoas'

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso fez ontem em cadeia de rádio e TV o seu primeiro pronunciamento à nação deste ano para marcar a passagem do terceiro aniversário do Plano Real, que é comemorado hoje. FHC voltou a afirmar "que o Brasil tem rumo, que o rumo está certo e que nós nos orgulhamos do nosso país".
O presidente disse que o seu governo tem um compromisso: "Manter a inflação sob controle, investir para continuarmos crescendo e, sobretudo, para melhorar a vida das pessoas".
Sem anunciar novidades, o pronunciamento de FHC busca rebater alguns dos problemas atribuídos à sua gestão: o aumento do desemprego e a ameaça aos aposentados pela reforma da Previdência.
"Se alguém lhe disse que a reforma da Previdência é para tirar direitos dos aposentados, não acredite", afirmou FHC. Ele disse que instruiu os líderes do governo no Congresso para que o valor real da aposentadoria seja mantido "de modo que nunca mais ocorra o que houve na época da inflação, quando tudo subia menos as pensões e aposentadorias".
Na questão do desemprego, FHC afirmou que as estatísticas "não mostram uma escalada do desemprego". Ele disse que o problema é maior no eixo Rio-São Paulo, mas disse que há expansão da indústria no Nordeste, em Minas e no Sul.
"Diante desse quadro, a ação do governo tem sido objetiva e diversificada", disse o presidente, para encaminhar uma lista de atividades que seu governo está fazendo para reverter o desemprego. Deu destaque às 42 obras que constam do "Brasil em Ação", um programa do governo que deve ser cumprido até a campanha da reeleição.
FHC não citou o Proer, o programa de salvamento dos bancos que gerou grandes problemas para seu governo. No tema reforma agrária, ele reafirmou apenas que seu governo tem assentado em média 50 mil famílias por ano, contra uma média histórica de 12 mil famílias.
Escrito pelo próprio presidente no sábado, e gravado na biblioteca do Palácio da Alvorada no domingo à tarde, o pronunciamento durou 7 minutos e 50 segundos.
Aniversário do PSDB
FHC seria lançado ontem oficialmente como candidato à reeleição, em jantar de comemoração dos nove anos do PSDB. O presidente do partido, senador Teotonio Vilela Filho (AL), foi encarregado de fazer o lançamento. Estava prevista a presença de FHC no jantar.
Confirmaram presença ainda os sete governadores tucanos. "Todos os governadores virão. Alguns mais felizes do que os outros", disse à tarde o deputado Aécio Neves.
Ele afirmou que o PSDB quer vincular os seus nove anos aos três anos do real, e que FHC teria uma conversa franca com o partido.

Texto Anterior: "Não estou incomodado"
Próximo Texto: Leia a íntegra do pronunciamento feito na TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.