São Paulo, terça-feira, 1 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAS da Mooca demite 50 funcionários

RICARDO FELTRIN
DA REPORTAGEM LOCAL

O módulo 4 do PAS (Plano de Atendimento à Saúde) demitiu ontem cerca de 50 funcionários. Eles integravam a Cooperplus -a cooperativa de médicos, enfermeiros e funcionários graduados, formada apenas por profissionais que não são servidores municipais, mas que foram contratados pelos módulos do PAS.
Entre os demitidos do módulo 4 (Mooca) estão dentistas, médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Até o fechamento desta edição, a Folha não havia conseguido localizar os diretores da Cooperplus do módulo 4.
Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde, os demitidos serão substituídos nos próximos dias por profissionais que não haviam aderido ao PAS no ano passado e que agora mudaram de idéia.
Orlando Magnoli, 52, assessor de imprensa do PAS, afirmou que os outros 13 módulos também deverão demitir parte do pessoal da Cooperplus e substitui-lo por servidores que aderirem ao plano.
O PAS foi criado por meio de lei de dezembro de 95 e transferiu todo o gerenciamento e administração da saúde municipal para cooperativas privadas de médicos e servidores do setor de saúde.
Pesquisa inédita
A decisão de dar uma nova chance de opção aos servidores da Saúde que não aderiram ao PAS foi do prefeito Celso Pitta (PPB).
Antes de cumprir a decisão, o secretário municipal Masato Yokota, da Saúde, encomendou uma pesquisa junto aos servidores afastados no ano passado.
A pesquisa da secretaria ouviu por volta de 16 mil servidores da Saúde. Eles não concordavam -ideologicamente ou profissionalmente- com os estatutos que regulamentam o plano.
A pesquisa trazia seis perguntas aos "dissidentes": 1) Você quer voltar à Saúde e aderir ao PAS?; 2) você quer ficar no local onde está hoje?; 3) você quer ser comissionado trabalhando no governo estadual?; 4) quer ser comissionado no federal? 5) quer mudar de área e local?; 6) quer ser comissionado em outros municípios?

Texto Anterior: Excesso de rigor atrasa testes
Próximo Texto: PAS da Mooca dispensa 50 funcionários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.