São Paulo, terça-feira, 1 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

China brasileira; Custo Nordeste; Carência premiada; Pé no freio; Buraco previsível; Burocracia menor; Sócio governamental; Vendas em queda; Demanda local; Chega de aquisição; Das arábias; Colando nas argentinas; Fusão virtual

DAS ARÁBIAS

China brasileira
Com o Real, previa-se que a indústria têxtil brasileira teria a mesma trajetória do que no Oriente (foi expulsa do Japão para a Coréia, depois para a Malásia, China etc.). Mas, no Brasil, "temos o Nordeste", diz Lídia Goldenstein, assessora do BNDES.

Custo Nordeste
Para Horácio Lafer Piva, da Fiesp, "é natural a mudança de parte da indústria para o Nordeste, onde os custos fixos são menores". Com a mudança, há distribuição de investimento e renda, diz.

Carência premiada
Para Lídia Goldenstein, com a reestruturação, as desvantagens viraram vantagens. "Qual lugar no mundo tem, por exemplo, o mesmo potencial para a venda de telefones celulares?"

Pé no freio
"No terceiro ano do Real, parece que o governo FHC não vai conseguir ajuda do Congresso para assegurar futuro equilíbrio nas contas públicas", diz o Morgan Stanley. Por isso, diz o banco, a política monetária continuará apertada e o crescimento econômico, lento.

Buraco previsível
Faltando um dia útil, o de ontem, para ser contabilizado, a balança comercial de junho registrou déficit de US$ 406 milhões.

Burocracia menor
O Sindicomis (que representa os comissários de despachos) comemora: a partir de hoje, o cartão de credenciamento emitido em uma das unidades aduaneiras do Estado de São Paulo ligadas ao Sistema Eletrônico Regionalizado terá validade para todas as demais.

Sócio governamental
Segundo pesquisa da Abif (que reúne os frigoríficos), o principal problema do setor é a carga tributária (94%), seguida da redução da margem de lucro (84%). A maior parte dos frigoríficos (47%) está usando entre 50% e 70% da capacidade instalada.

Vendas em queda
Em junho, 33% dos empresários tiveram vendas piores, diz o "Boletim de Clima Empresarial" da Boucinhas & Campos. Em maio, 20%, e em abril, 8%. Tiveram vendas maiores 27% no mês passado -59% em abril e 39% em maio.

Demanda local
A Parmalat vai construir uma fábrica de biscoitos em Natal (RN), com investimentos de US$ 10 milhões em 97 -um sexto do total a ser investido neste ano.

Chega de aquisição
Segundo o diretor financeiro da Parmalat, Carlos Monteiro, 97 será um ano de consolidação e busca de melhorias na qualidade nas 14 empresas adquiridas.

O Johnnie Walker Red Label promove a inauguração da tenda itinerante Kashimir 1001 Noites, no dia 4, no Jóquei Clube (SP). Com área total de 3.500 metros quadrados, discoteca, bares e palco, deve visitar 22 cidades do país.

Colando nas argentinas
A Lupo fecha contrato com a subsidiária argentina da americana Mary Kay. Vai fornecer meias colantes para a grife de lingerie Inner You, vendida na Argentina, por catálogo.

Fusão virtual
O Banco Real comemora: ganhou 750 mil clientes entre abril de 96 e junho de 97. "É como se tivéssemos comprado um Nacional", diz Renê Aduan, diretor-geral.

E-mail: painelsa@uol.com.br

Texto Anterior: Salário ganha 30% sobre a inflação
Próximo Texto: Sob as asas do tucano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.