São Paulo, quarta-feira, 2 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trios acompanham funeral de Osmar

CHRISTIANNE GONZÁLEZ
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Cerca de 3.000 pessoas acompanharam ontem, em Salvador (BA), o funeral do músico Osmar Macêdo, ao som de dez trios elétricos.
Macêdo -um dos inventores do trio elétrico- foi enterrado às 12h30 no cemitério Jardim da Saudade, após 20 horas de velório no Palácio da Aclamação (centro de Salvador).
As homenagens ao músico começaram às 8h, com uma missa celebrada pelo monsenhor Gaspar Sadock, no Palácio da Aclamação.
Ao final da missa, parentes, amigos, artistas e políticos baianos cantaram, de mãos dadas, a música preferida de Osmar Macêdo -"Pombo Correio", feita em parceria com Moraes Moreira.
Às 9h, o corpo seguiu em um carro do Corpo de Bombeiros para a praça Castro Alves (centro), percorrendo parte do circuito oficial do Carnaval.
As pessoas que acompanharam o cortejo dançavam e choravam ao som das músicas de "Filhos da Alegria", último disco da banda Armandinho, Dodô e Osmar, lançado no ano passado com a participação de outros artistas da axé music.
Na Castro Alves, onde o trio elétrico Tiete Vip's aguardava o cortejo, 11 trios tocaram juntos o hino do Senhor do Bonfim, música com a qual Osmar encerrava o tradicional encontro de trios, nas madrugadas das Quartas-feiras de cinzas.
O corpo seguiu para o cemitério Jardim da Saudade por volta das 11h, onde músicos, parentes, amigos e curiosos prestaram as últimas homenagens com orações.
Osmar, 74, morreu às 6h45 de anteontem, após 15 dias de tratamento intensivo no Hospital Espanhol. Segundo o pneumologista Adelmo Machado Neto, 35, a morte foi causada por insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos.
Osmar Macêdo inventou o trio elétrico em 1950, com o músico e amigo Adolpho Nascimento (Dodô), morto em 79.
Inicialmente, trio elétrico era o nome dado a um velho Ford 29, equipado com dois alto-falantes, um amplificador e três paus elétricos (instrumento criado por Dodô, hoje conhecido como guitarra baiana).
O trio era formado pelos músicos Dodô, Osmar e Temístocles Aragão.
A primeira apresentação do trio aconteceu em 1951, no Carnaval de Salvador.
Osmar Macêdo morreu sem patentear sua invenção. Segundo o guitarrista Armandinho, 44, filho do músico, Osmar Macêdo não se apegava a questões financeiras.

Texto Anterior: Três meses de atraso; Moda canina; Campo santo
Próximo Texto: Famílias devem pedir direitos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.