São Paulo, quarta-feira, 2 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bienal Internacional deste ano integra construção e cidadania

Inscrições para participar da mostra vão até 30 de agosto

MARCELO NEGROMONTE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os detalhes da 3ª Bienal Internacional de Arquitetura, que acontece entre os dias 9 e 30 de novembro no parque do Ibirapuera, em São Paulo, foram apresentados anteontem. Não haverá um tema específico.
Segundo a organização da mostra, o principal objetivo dessa bienal é destacar a importância da arquitetura como expressão de cultura e como instrumento para resolução de problemas coletivos, melhorando a qualidade de vida nos grandes centros.
"Basicamente, é colocar para o grande público a arquitetura como uma questão de cidadania nesse fim de milênio", disse Lúcio Gomes Machado, um dos curadores.
Uma sala dedicada a projetos arquitetônicos desenvolvidos para deficientes físicos e mentais mostrará o que está sendo feito para promover uma melhor integração desse grupo à sociedade. Durante o período da mostra, haverá um fórum de debates cuja finalidade vai ser aumentar o contato do público com profissionais da área.
Até agora, estão confirmadas as exposições dos arquitetos Oswaldo Bratke e Victor Dubugras, além do holandês Gerrit Rietveld e do dinamarquês Arne Jacobsen.
É a primeira vez, segundo Machado, que os trabalhos dos dois últimos saem da Europa.
"Essa bienal visa também fazer uma conexão com a bienal de artes, mostrando a arquiteura como uma manifestação artística", afirmou Machado.
O orçamento estimado para a bienal deste ano é de R$ 2,5 milhões. A organização espera um público entre 150 e 180 mil pessoas (a última, em 93, teve 70 mil).
Inscrições A Fundação Bienal e o Instituto de Arquitetos do Brasil prometem expor todos os projetos apresentados por profissionais, sem uma seleção prévia dos trabalhos.
As inscrições, que custam R$ 50, devem ser feitas até o dia 30 de agosto, e os trabalhos devem ser apresentados até 8 de outubro.
Na homepage da 3ª Bienal de Arquitetura (http://www.arquitetura.com.br/bia) podem ser encontrados o regulamento da mostra e a ficha de inscrição.
Um concurso para as escolas de arquitetura de todo o mundo será realizado com o tema "Educação pra o Terceiro Milênio".
"É uma forma de conhecermos as diferentes maneiras como os jovens estão encarando a arquitetura da virada do milênio."

Texto Anterior: Para meu desconcerto, o Plano Real teve sucesso
Próximo Texto: 'Master Class' prorroga temporada nos EUA; Quincy Jones terá sua biografia publicada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.