São Paulo, quinta-feira, 3 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentina prepara medidas para combater o desemprego

Partido governista visa ao pleito de outubro próximo

FERNANDO GODINHO
DE BUENOS AIRES

O governo do presidente da Argentina, Carlos Menem, preparou uma série de medidas econômicas para enfrentar a oposição nas eleições parlamentares do próximo mês de outubro.
O objetivo é criar novos postos de trabalho para reduzir as taxas de desemprego do país.
Ontem, o ministro Roque Fernández (Economia) anunciou que as micro e pequenas empresas argentinas terão acesso a linhas de crédito com taxas de juros reduzidas a partir do dia 1º de setembro.
O Ministério da Economia também confirmou que está em discussão plano para a criação imediata de 100 mil empregos, a partir de uma proposta feita pelo Partido Justicialista (do presidente).
Os empresários que criarem novos postos de trabalho seriam beneficiados com reduções fiscais (no Imposto de Renda e no Imposto sobre Valor Agregado).
O desemprego na Argentina é um dos principais problemas do governo federal. Cerca de 17% da população economicamente ativa está desempregada, e a situação é criticada até mesmo pelos aliados políticos de Menem.
Fernández também anunciou ontem que os trabalhadores autônomos poderão participar dos programas de assistência médica controlados pelos sindicatos, atendendo uma reivindicação das centrais sindicais.
As medidas discutidas pelo presidente com sua equipe envolvem o setor de construção.
Anteontem, ele anunciou que seu governo irá iniciar a construção de 10.000 km de estradas em todo o país, gerando 30 mil empregos diretos.

Texto Anterior: Jornais podem evitar corrupção
Próximo Texto: Navio derrama 13.400 t de petróleo no Japão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.