São Paulo, sexta-feira, 4 de julho de 1997
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Venda de carro novo no varejo cai e estoque sobe para 109 mil

Rede fica com 11.400 veículos a mais nos pátios

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A venda de carros novos nas concessionárias caiu pelo segundo mês seguido. A rede de revendedores comercializou em junho 160.468 automóveis e comerciais leves (picapes e vans), 0,9% menos que no mês anterior (161.905). Em maio, as vendas foram 4,9% menores que em abril.
Como as fábricas venderam para as concessionárias 171.883 unidades (2% mais que em maio), as lojas encerraram o mês com 11.415 carros a mais nos pátios, o que eleva o estoque para cerca de 109 mil.
Segundo dados da Fenabrave (associação que reúne as concessionárias), no final de maio o estoque de veículos na rede atingia 97.557 unidades.
A Volkswagen manteve a liderança com 51.479 automóveis e comerciais leves comercializados no varejo no mês passado. Vendeu quase 800 carros mais que em maio e ficou com aproximadamente 32% do mercado.
Por último
A Volks foi a última a divulgar os resultados de vendas no varejo em junho. Eles foram comunicados aos outros fabricantes somente no início da noite de ontem, depois que as outras marcas já haviam tornado públicos os números.
A Fiat permanece em segundo lugar. Vendeu 42.855 unidades (2.800 menos que em maio), o que garantiu à marca fatia de 26,7% do total das vendas.
A General Motors, que conseguiu aumentar as vendas no atacado em 15%, não repetiu o desempenho no varejo. A montadora comercializou no mês passado 32.961 carros, 540 menos que em maio.
A Ford vendeu 24.395 carros (mil unidades mais que em maio) e ficou com 15,2% do mercado interno. Foi o melhor mês da história da montadora no país.
O primeiro semestre também foi recorde. A fábrica vendeu 122.150 veículos, 65% mais que no mesmo período de 96.

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