São Paulo, sexta-feira, 4 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornalista é autodidata

FERNANDO DE BARROS E SILVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Filho de russos de origem judaica, Alberto Dines é, como alguns dos jornalistas destacados de sua geração, autodidata. Como Paulo Francis e Millôr Fernandes, não cursou universidade.
Dines nasceu no Rio, em 1932. Começou no jornalismo como crítico de cinema. Trabalhou como repórter na revista "Visão" e, nos anos 50, foi sucessivamente chefe de redação da "Manchete", editor da "Última Hora" no Rio e diretor do "Diário da Noite".
Criou a revista "Fatos & Fotos" em 59. Entre 62 e 73, foi diretor de redação do "Jornal do Brasil". Entre 75 e 80, foi diretor da sucursal carioca da Folha, onde também criou a coluna "Jornal dos Jornais".
Na década de 80, foi diretor editorial adjunto da Editora Abril e diretor editorial do grupo Abril em Portugal. Dines morou sete anos em Lisboa, de 88 a 95.
Em 94 foi co-fundador do Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) na Unicamp.
É o criador e editor-responsável da homepage "Observatório da Imprensa" na Internet (http://www2.uol.com.br. observatorio).
(FBS)

Texto Anterior: Alberto Dines estréia coluna na Ilustrada
Próximo Texto: Biografia de Zweig está sendo reescrita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.