São Paulo, sexta-feira, 4 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Benjamim ganha colóquio na Holanda

Evento ocorre entre dias 24 e 26

MÁRCIO SELIGMANN-SILVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Associação Internacional Walter Benjamin (IWBA), fundada em 1995 e sediada em Amsterdã, na Holanda, está organizando um congresso dedicado à obra do filósofo judeu-alemão da primeira metade do século.
Ele ocorre em Amsterdã entre os dias 24 e 26 e terá como tema central a questão "Percepção e Experiência na Modernidade".
Ao lado do colóquio internacional "Walter Benjamin e Paris", realizado em 1983 em Paris, e do "Congresso Internacional Walter Benjamin", que ocorreu em Osnabrück, na Alemanha, em 1992, esse evento representa um marco na recepção da obra de Benjamin.
Quase uma centena de palestrantes de 14 diferentes países estarão expondo as suas reflexões sobre a obra, divididos em cinco mesas intituladas "Visão e Multimedialidade"; "Políticas da Imagem e do Espaço"; "Presença, Poder, Performance"; "Alegoria, Memória, História"; e "Vida, Biografia, Filologia".
Derrida
Além dessas mesas, palestrantes do primeiro time da intelectualidade internacional estarão falando em sessões especiais: George Steiner, Jacques Derrida, Giorgio Agamben, Werner Hamacher, Martin Jay, Susan Buck-Morss.
A associação possui entre os membros de seu comitê duas bisnetas de Benjamin que vivem em Londres: Mona Jean Helga Benjamin e Kim Yvon Ingrid Benjamin.
A revista "Benjamin Studies", que essa associação edita, conta no seu conselho editorial com três professores brasileiros: Jeanne-Marie Gagnebin, da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), Willi Bolle, da Universidade de São Paulo (USP), e Michael Lõwy, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris.
Mais informações sobre o congresso podem ser obtidas na homepage Amsterdam Walter Benjamin Congress 1997, no endereço: www.phil.ruu.nl/home/rob/ events/Benjamin.html.

Texto Anterior: Testamento de Kennedy é sucesso
Próximo Texto: Pinga artesanal busca novo consumidor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.