São Paulo, sexta-feira, 4 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amadeus quer mudar estilo sem sair do mar

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O restaurante Amadeus tem uma carreira de 9 anos servindo pratos de frutos do mar. Mas os tempos também vão mudando, e o Amadeus começa a mudar de estilo, sem sair do mundo dos pescados.
Por três anos, o restaurante funcionou numa casa com um grande jardim onde oferecia o balcão de ostras. Mudando para um flat nos Jardins em 1991, o balcão foi parar num terraço aberto, o que não deve mudar tão cedo. O cardápio servido no salão é que passa por uma inflexão e introduz pratos mais leves, simplificados.
O Amadeus é comandado pelo casal Ana e Tadeu Masano. Gourmet e apaixonado por pescados, o consultor de empresas Tadeu concilia seu trabalho com a pesquisa de frutos do mar e criação de receitas. São frequentes seus festivais com crustáceos ou moluscos. Neste mês começa um de cogumelos com frutos do mar.
Mas também crescia a procura por opções mais leves e simples. Daí começar a fase atual, privilegiando os grelhados preparados no "char-broiler" (grelha com pedras aquecidas). Exemplo: o "assiete do pêcheur", grelhado de linguado, camarão, lula, ostras, mariscos e legumes. Outro: o "camarão del capo" (grande, aberto, grelhado com cogumelo shitake). Ou truta e salmão grelhados servidos no almoço.
Permanece no cardápio o clássico das brasseries francesas, o plâteau de frutos do mar, com pescados cozidos e servidos frios num leito de gelo -camarão, vieiras, ostras e mariscos, com molhos como o "a‹oli", o vinagrete, o "golf".
Tudo é executado de forma cuidadosa e servido num ambiente bem mais descontraído e agradável, desde a reforma que introduziu as cores de Marco Mariutti nas paredes e nas cadeiras.

Texto Anterior: A pinga artesanal passo a passo
Próximo Texto: Milk-shake contra os americanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.