São Paulo, sexta-feira, 4 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filas e polêmicas cercam single do Oasis

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

O lançamento da primeira música do novo disco do grupo de rock Oasis deve fazer com que a banda entre pela primeira vez já no topo da parada britânica, no início da semana que vem.
Algumas lojas vão abrir à meia-noite de domingo para vender o disco com "D'You Know What I Mean", primeiro lançamento da banda de Manchester em mais de um ano.
O novo CD do grupo, "Be Here Now", tem lançamento mundial previsto para o próximo dia 7, segunda-feira.
A previsão é que os fãs façam filas nas lojas de discos para adquirir o single. A cadeia de lojas HMV, uma das maiores do país, vai abrir pela primeira vez à meia-noite para vender um compacto. A rede já abriu mais cedo anteriormente, mas para o lançamento de álbuns.
Desde que houve o lançamento da música nas rádios, rumores de adiantamento do lançamento causaram confusão das lojas. Mas os funcionários ficaram aliviados -descobriram que, dessa vez, o Oasis não faria nenhuma surpresa.
Mais de meio milhão
Mais de 400 mil cópias do disco já foram fabricadas e estão sendo distribuídas nesta semana. A expectativa é a de que as vendas na primeira semana ultrapassem a casa de meio milhão.
O número de discos fabricados por antecipação só é superado pelas Spice Girls, quinteto feminino que tem liderado as paradas britânicas desde o final do ano passado.
A gravadora do grupo imprimiu 600 mil cópias antecipadas de um single lançado no Natal, mas essa época do ano é considerada excepcionalmente boa para o mercado fonográfico.
Até agora, a música de maior sucesso do Oasis é a balada "Wonderwall", que vendeu 700 mil cópias, mas nunca atingiu o primeiro lugar na parada de sucessos do Reino Unido.
"D'You Know What I Mean" foi gravada no estúdio do produtor e arranjador George Martin em Hampstead, na região da cidade de Londres.
Martin é considerado o responsável pelo aprimoramento musical dos Beatles, principal influência musical do Oasis.
Segundo a gravadora responsável pela banda de Manchester, porém, George Martin não teve nenhum envolvimento direto na produção desse disco.
Processo
A nova música do Oasis foi tocada pela primeira vez no último dia 20. A Radio Forth, da Escócia, irritou a gravadora do grupo ao tocar a música meia hora antes da Rádio 1 da rede BBC.
A Rádio 1 havia feito um acordo para ter a exclusividade do lançamento. A gravadora Creation abriu um processo contra a emissora de Edimburgo.
A polícia visitou o local no início da semana, mas concluiu que a rádio não cometeu nenhum crime ao tocar o disco antes da BBC.
Para a rádio escocesa, acordos que dão à BBC o privilégio de tocar uma música antes das outras emissoras são injustos.

Texto Anterior: Bufê de domingo acaba às 15h ou 16h?
Próximo Texto: Ex-baterista move processo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.