São Paulo, sexta-feira, 4 de julho de 1997 |
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Quarteto domina sua grandeza
ARTHUR NESTROVSKI
Essa descrição não se refere à música do futuro: é uma tentativa de dar conta da música de nosso bisavô vienense, Alban Berg (1885-1935), cuja Suíte Lírica foi interpretada anteontem pelo quarteto que porta o nome do compositor como um ideal. Completando 26 anos de atividade, o Quarteto Alban Berg continua tocando cada vez melhor. Já desde o início do programa, no Quartettsatz de Schubert, o conjunto parecia transportado, de imediato, para uma outra região, onde tudo se justifica, com a naturalidade assombrosa da música. Não é natural tocar tão bem: nuances mínimas, soando sempre impecavelmente em conjunto, como se o quarteto pudesse mesmo pensar e sentir sozinho, para além das quatro vontades. O que ainda é mais curioso é perceber como os quatro músicos são diferentes e como transcendem a si mesmos no conjunto. O caso da Suíte Lírica é exemplar. O quarteto vira uma orquestra virtual: a textura é quase sempre homofônica, uma massa de sons que se metamorfoseia em resposta aos "acidentes" líricos. O Quarteto Alban Berg interpretou a obra do padrinho com a fluência e a inteligência tranquila de quem fala sua língua natal. Meia centena de gente tossindo não foi o bastante para estragar a iluminação dos outros. O som do Quarteto tende para o nacarado, para as cores de outono, mas entrecortadas pelas explosões desse teatro musical. É um quarteto europeu; mais do que isso, vienense; e mais do que isso, é o Alban Berg, referência sonora na memória de todo mundo. Hoje à noite, num programa só de Schubert, o Quarteto toca de novo o Quartettsatz, além de "A Morte e a Donzela" e o "Quarteto em Mi Bemol Maior" (do programa de ontem). Vale pelo programa, pelo Quarteto e pela lição, valiosa, da diferença que existe entre uma gravação e uma interpretação ao vivo, sem aspas, de quatro grandes músicos, em pleno domínio da música e de sua própria grandeza. Texto Anterior: "Suíte Lírica" foi ponto alto Próximo Texto: Bahia e Minas "duelam" nos palcos de SP Índice |
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