São Paulo, sábado, 5 de julho de 1997
Texto Anterior | Índice

CPI do futebol deve acontecer em agosto

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar denúncias de corrupção no futebol pode ser instalada em agosto.
Os parlamentares que requereram a criação da CPI conseguiram juntar 312 assinaturas de apoio -o mínimo necessário são 257- para votar a sua instalação em regime de urgência.
Se a urgência for aprovada pelo plenário da Câmara, a CPI não entra na fila para ser instalada. Ganha prioridade, passa à frente das outras e é instalada imediatamente. O requerimento para criar a comissão já tinha conseguido 223 assinaturas de apoio -o mínimo necessário são 171 assinaturas.
O segundo vice-presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PPB-PE), vai pedir, na próxima semana, que a urgência seja votada logo depois da volta dos parlamentares ao trabalho, dia 1º de agosto.
Segundo Cavalcanti, além dos 312 deputados apoiando o pedido de urgência, mais 14 já se comprometeram em apoiar a CPI.
O pedido de urgência deverá ser entregue ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), na próxima terça-feira, mas a votação só poderá ocorrer em agosto, porque a proposta não foi incluída na pauta da convocação extraordinária, que vai até 25 de julho.
"Vamos investigar todas as irregularidades e denúncias contra a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A opinião pública está carecendo de maiores informações sobre a entidade que regulamenta o futebol brasileiro", afirmou Cavalcanti.
O deputado resolveu apoiar a criação da CPI -proposta pelo deputado Ricardo Gomyde (PC do B-PR)- porque a CBF excluiu o Náutico da Série A do Campeonato Brasileiro.
A direção do Náutico recorreu da decisão da CBF de manter o Fluminense e o Bragantino na primeira divisão, aumentando para 26 o número de participantes no campeonato. O Náutico foi o terceiro colocado da Série B e reivindica a sua ascensão.
"Eu não sou fanático por futebol, mas gostaria de saber porque há tanto favorecimento na CBF. Usurparam um direito de Pernambuco", afirmou Cavalcanti.

Texto Anterior: Palmeiras apresenta reforços
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.