São Paulo, domingo, 6 de julho de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Bares apostam em cervejas artesanais
DA REPORTAGEM LOCAL Casas noturnas paulistanas estão investindo num novo filão para os apreciadores de cerveja -a bebida feita artesanalmente, sem conservantes e, muitas vezes, com sabor mais forte de malte.As casas, na verdade, se transformam em microcervejarias que têm seus próprios mestres-cervejeiros e trabalham com malte, lúpulo e fermento importados. A Dado Bier, por exemplo, montou sua fábrica de cerveja no meio do salão. "Os clientes vêem os 12 mil litros em tonéis", diz Marc Theiser, 32, mestre-cervejeiro. Theiser diz que a cerveja da Dado é 100% artesanal, com lúpulo, malte e fermento importados. "Não há conservantes, como ocorre nas cervejas industrializadas", afirma. A novidade do inverno é a bock (mais forte e escura), também artesanal. A de 300 ml custa R$ 3,00. "Correta" "É a cerveja politicamente correta", brinca Arlindo Dionísio Filho, sócio da choperia Brewpub. Na Brewpup, são feitos cinco tipos de cerveja -pilsen, bock, stout (preta), amber e frutada. Detalhe: a frutada muda de sabor toda semana -tem gosto de cereja, abricó etc. E para quem se motivou com a bebida, a The Beer Store traz a possibilidade de o cliente fazer a sua própria cerveja, até com rótulo exclusivo. O bar oferece 33 receitas de cerveja, da tradicional pilsen às mais fortes. "Algumas receitas tentam imitar grandes marcas internacionais", diz Marcelo Moss, sócio. Feita a receita, a cerveja fica fermentando por 14 dias e depois é engarrafada. Cada garrafa custa R$ 2,50. A casa faz, no mínimo, 12 garrafas. Onde encontrar - Dado Bier, av. Juscelino Kubitschek, 1.203, tel. (011) 866-2310; Brewpub, rua da Consolação, 3.249, tel. (011) 881-1809; The Beer Store, al. dos Nhambiquaras, 1.755, tel. (011) 535-0393 Texto Anterior: Cuide da pele no inverno Próximo Texto: Indústria supera fase derrotista Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |