São Paulo, domingo, 6 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bares apostam em cervejas artesanais

DA REPORTAGEM LOCAL

Casas noturnas paulistanas estão investindo num novo filão para os apreciadores de cerveja -a bebida feita artesanalmente, sem conservantes e, muitas vezes, com sabor mais forte de malte.
As casas, na verdade, se transformam em microcervejarias que têm seus próprios mestres-cervejeiros e trabalham com malte, lúpulo e fermento importados.
A Dado Bier, por exemplo, montou sua fábrica de cerveja no meio do salão. "Os clientes vêem os 12 mil litros em tonéis", diz Marc Theiser, 32, mestre-cervejeiro.
Theiser diz que a cerveja da Dado é 100% artesanal, com lúpulo, malte e fermento importados. "Não há conservantes, como ocorre nas cervejas industrializadas", afirma.
A novidade do inverno é a bock (mais forte e escura), também artesanal. A de 300 ml custa R$ 3,00.
"Correta"
"É a cerveja politicamente correta", brinca Arlindo Dionísio Filho, sócio da choperia Brewpub.
Na Brewpup, são feitos cinco tipos de cerveja -pilsen, bock, stout (preta), amber e frutada. Detalhe: a frutada muda de sabor toda semana -tem gosto de cereja, abricó etc.
E para quem se motivou com a bebida, a The Beer Store traz a possibilidade de o cliente fazer a sua própria cerveja, até com rótulo exclusivo.
O bar oferece 33 receitas de cerveja, da tradicional pilsen às mais fortes. "Algumas receitas tentam imitar grandes marcas internacionais", diz Marcelo Moss, sócio.
Feita a receita, a cerveja fica fermentando por 14 dias e depois é engarrafada. Cada garrafa custa R$ 2,50. A casa faz, no mínimo, 12 garrafas.

Onde encontrar - Dado Bier, av. Juscelino Kubitschek, 1.203, tel. (011) 866-2310; Brewpub, rua da Consolação, 3.249, tel. (011) 881-1809; The Beer Store, al. dos Nhambiquaras, 1.755, tel. (011) 535-0393

Texto Anterior: Cuide da pele no inverno
Próximo Texto: Indústria supera fase derrotista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.