São Paulo, domingo, 6 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Times do Brasileiro farão 'viagem' à Lua

MARCILIO KIMURA
DA REPORTAGEM LOCAL

As distâncias que as 26 equipes vão percorrer para disputar a fase classificatória do Campeonato Brasileiro de 97 é pouco maior que uma "viagem" de ida e volta à Lua, quando ela está mais próxima da Terra.
A soma dos percursos que os clubes vão fazer nesta etapa da competição é de 770.558 km, caso nenhum local dos 325 jogos programados seja alterado.
A distância também equivale a 19,22 voltas ao redor do planeta.
A menor distância até a Lua é de cerca de 356.410 km. A circunferência da Terra sobre a linha do Equador é de 40.075 km.
O América-RN é a equipe que vai viajar a maior distância na primeira fase do campeonato. Em seus 25 jogos, vai percorrer nada menos que 71.242 km.
O clube de Natal vai dar o equivalente a 1,77 volta no globo terrestre.
O time que viajará a menor distância é o Santos. Na etapa classificatória, percorrerá "apenas" 14.410 km, quase um quinto do que o adversário potiguar.
O América foi prejudicado não só pela localização, a 2.947 km de São Paulo, mas também pela tabela organizada pela Confederação Brasileira de Futebol.
O time conquistou o direito de participar do campeonato ao ficar em segundo lugar na Série B do Brasileiro. O campeão foi o União São João, de Araras (SP).
O América é também o único representante do Rio Grande do Norte e não tem rivais estaduais que possam amenizar as distâncias viajadas.
O Estado de São Paulo, pelo contrário, conta com oito times no Brasileiro. O Corinthians, por exemplo, vai viajar somente 171 km para cumprir as partidas contra todos os sete adversários paulistas da competição.
O time do Parque São Jorge vai sair da capital somente para enfrentar o Guarani (99 km) e o Santos (72 km).
O jogo mais próximo do América, fora de casa, será contra o Sport, em Recife (PE) -a 297 km de Natal. Todos os outros oponentes mandam seus jogos em localidades a mais de 1.000 km.
Dinheiro
Com tanta quilometragem para percorrer, cada jogador do América-RN deveria gastar em passagens aéreas cerca de R$ 9.266,23, somente na fase classificatória do Brasileiro.
Se a delegação potiguar tiver 30 pessoas, o gasto total nessa etapa será de R$ 277.986,90.
Nordeste
Os quatro clubes que terão a maior quilometragem no campeonato são os da região Nordeste: América-RN, Sport, Vitória e Bahia, pela ordem.
Os nordestinos viajarão juntos 232.276 km, quase o mesmo que os 12 times de São Paulo e Rio (246.088 km).
Os paulistas, pelo contrário, são os mais privilegiados nesse ponto. As seis equipes que menos viajarão são Santos, Guarani, Palmeiras, Lusa, Corinthians e São Paulo, pela ordem.

Texto Anterior: Vasco vence 1º jogo da decisão no Rio
Próximo Texto: Paraguai tenta vaga virtual na Copa-98
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.