São Paulo, domingo, 6 de julho de 1997
Texto Anterior | Índice

Iranianos tecem tapete gigante

The Wall Street Journal
de Nova York

DO "THE WALL STREET JOURNAL"

"A pequena cidade de Ben (no Irã) está procurando um grande chão. Deve ser um chão nu, suficiente para acomodar cerca de 6.000 pessoas sem colunas interrompendo o espaço. E precisa estar querendo o sutil toque decorativo do maior tapete persa do mundo", diz o jornal.
O "Wall Street" relata que 84 mulheres estão trabalhando há dois anos para fazer o tapete. Ele está apenas na metade e, quando ficar pronto, deverá custar pelo menos US$ 1 milhão.
As mulheres trabalham em um antigo quartel do corpo de bombeiros. Para Farhad Shams, um dos promotores do projeto, o tapete poderia ser exposto em um campo de futebol da Europa.
"É uma loucura fazer um tapete tão grande nessa época", disse ao "Wall Street" Karim Mirzamani, exportador de tapetes.
Ele diz que o mercado está tão ruim que ele não recebe uma encomenda há seis meses. A exportação do produto caiu 35% no ano passado, quando o Irã exportou US$ 602 milhões. "Mesmo assim, os iranianos não conseguem parar de fazer tapetes", afirma o "Wall Street".
"As pessoas nas aldeias não têm nada melhor para fazer", explica Nasrollah Arvarian, fabricante de tapetes.

Texto Anterior: Turista alimenta mercado ilegal de animais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.