São Paulo, domingo, 6 de julho de 1997
Próximo Texto | Índice

Ford Taurus traz desenho futurista

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O maior trunfo do novo Ford Taurus LX está em seu desenho: ele acaba com a mesmice que domina os tradicionais sedãs de luxo.
Quem o vê na rua pára e solta um comentário. Suas linhas futuristas -sem exagero- chamam a atenção de motoristas e de pedestres.
Tudo no Taurus -faróis, vidros, grade do radiador, entrada de ar e até os detalhes no interior- segue o estilo de linhas ovais, como o logotipo da Ford.
Mas as qualidades do Taurus vão além do seu desenho. Apesar de sua imensidão (5,02 m, maior que o Omega, de 4,74 m), o importado topo-de-linha da Ford oferece uma condução muito agradável, principalmente para quem não faz questão de acelerar. Se conduzido sem pressa, o Taurus se mostra muito confortável.
Não que ele peque no desempenho. Pelo contrário. O motorista mais apressado não se decepcionará com os números do teste feito pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Os 200 cavalos de potência do motor V6 3.0 de 24 válvulas dão certa agilidade a esse carro americano de R$ 49,35 mil.
Para alcançar os 100 km/h, o Taurus precisou de 10,01 s. Para ir de 60 km/h a 120 km/h, usou 9,22 s. Não são números impressionantes, mas são bons para um carro que não é destinado a um público que gosta de acelerar.
Mas o tamanhão do Taurus também se reflete no seu dia-a-dia. As arrancadas na cidade são morosas e o pedal do acelerador é pesado, cansando o motorista. Em arrancadas mais fortes, é comum o carro dar uma "empinada" e "cantar pneu". Além disso, curvas velozes não são o seu forte, graças a uma suspensão muito macia.
Mesmo com freios antitravamento ABS nas quatro rodas, o Taurus não apresentou números satisfatórios. Levou 63,9 m para, a 100 km/h, parar totalmente.
Mesmo com uma área envidraçada 28% maior em relação ao modelo anterior, a visibilidade do Taurus não agrada, tanto na dianteira quanto na traseira.
No interior, o conforto só não é completo devido ao reduzido espaço para a perna esquerda do motorista, ocupado pela caixa da roda dianteira.

LEIA MAIS sobre o Taurus à pág. 6-2

Próximo Texto: Modelo da Ford concorre com sete outros de luxo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.