São Paulo, quarta-feira, 9 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa pode denunciar alta

ISABEL VERSIANI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Bolivar Moura Rocha, disse ontem que as empresas que estiverem se sentindo prejudicadas pelos aumentos do preço do aço deverão fazer uma denúncia formal ao governo.
A Companhia Siderúrgica Nacional, Cosipa e Usiminas estão autorizadas a aumentar seus preços desde o dia 1º deste mês, mas os índices de reajuste devem ser negociados individualmente com cada comprador.
A empresa que descumprir esse compromisso poderá ser multada em até 100 mil Ufir (R$ 91,08 mil) por dia.
O secretário de Direito Econômico, Ruy Coutinho, não descartou a possibilidade de o governo vir a reduzir a alíquota de importação do aço, que hoje é de 12%, para deixar o mercado interno mais competitivo.
Ele negou, entretanto, que essa alternativa esteja sendo cogitada agora.
O Brasil hoje importa aço da Argentina com tarifa zero e qualquer alteração de alíquota para outros países precisa ser discutida com os parceiros do Mercosul.
Os ministérios da Fazenda e da Indústria, do Comércio e do Turismo não tinham, até o final da tarde de ontem, definição oficial sobre o encaminhamento a ser dado ao pedido de redução da alíquota de importação de 12% para 0,1%.
O pedido é da Abimaq (indústria de máquinas), que alega não poder repassar aos seus produtos o recente aumento no preço do aço brasileiro, de até 12,5%.

Texto Anterior: Exportação cai 26,1% no 1º semestre
Próximo Texto: Ministério pode abrir licitação para satélites; Comissão quer fim do monopólio do petróleo; BC vai fiscalizar fundo de renda variável; Portuários podem entrar em greve; Exportação de café solúvel cai 26,1%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.