São Paulo, quarta-feira, 9 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Álbum do Underworld completa "trinca tecno"

CAMILO ROCHA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Com o lançamento, nesta semana, de "Second Toughest In The Infants", da banda inglesa Underworld, a banda que faltava da trinca básica do "tecno" passa a estar disponível aos ouvintes brasileiros (as outras duas são Prodigy e Chemical Brothers, com discos lançadas recentemente no país).
Quer dizer, não tem mais desculpa. E é lógico que o segundo disco (se descontados dois primeiros álbuns de outra formação, renegados) desse trio deve ser adquirido imediatamente. Porque o Underworld é uma das bandas mais importantes de agora (e da década também), por inúmeros motivos.
A música
a) Em primeiríssimo lugar, a música: sutil, sofisticada, de progressão gradual, de harmonias elaboradas, de atmosferas hipnotizantes. Um amálgama de levadas trance, tecno e drum'n'bass, gorjeios de máquina, vocais sossegados, guitarras solitárias e muito mais. E, para os que reclamavam da ausência de poesia tecno, letras!
História
b) É impossível fugir de "Bom Slippy", um hit que se recusa a ir embora. Fez história nas pistas underground, depois nas mais comerciais e agora domina FMs e festas de 15 anos de patricinhas.
Trouxe o tecno para o cinema como música-tema de "Trainspotting". Passou o verão europeu de 96 como hino de proporções épicas, elevando a banda ao status de mega para lá.
Tapeçaria sonora
c) A riquíssima tapeçaria sonora da banda empresta seu tom para músicas dos outros. O integrante do Underworld Darren Emerson, também DJ famoso por conta própria, está remixando um single inédito do Massive Attack, "Rising Sons".
A banda também conversou sobre colaborações com Michael Stipe (do REM) e U2, mas nada saiu do papel ainda.
Série
d) Da série "Hollywood agora também é tecno" (ver também "O Santo"): a trilha do novo "Batman & Robin" traz uma inédita do Underworld, "Moaner".
Multimídia
e) O Underworld também é multimídia! Eles têm uma empresa chamada Tomato que faz videoclipes, design gráfico, trilhas para comerciais e mais. Toda a concepção visual das capas e clipes do Underworld é da Tomato -além da página da banda na Internet. É arte: a Tomato tem uma instalação na Documenta de Kassel.
Comunidade Européia
f) Na capa do disco vem escrito "made in the EC" ("fabricado na Comunidade Européia"). Mais agora que isso, impossível.

Texto Anterior: Herói se acomoda
Próximo Texto: Banda tem passado ruim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.