São Paulo, quarta-feira, 9 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para pesquisador, não há novidade ainda

DA REDAÇÃO

Os dados fornecidos pela sonda Pathfinder e pelo robô Sojourner ainda não acrescentaram nada de novo à ciência, segundo o pesquisador do Instituto Astronômico e Geofísico da USP Roberto Boszko.
"É claro que ela tem interesse acadêmico, mas por enquanto só tem dado mais força a algumas hipóteses que já existiam", disse.
Entre as hipóteses está a que sugeria a existência de água no local do pouso, uma região conhecida como Ares Vallis.
Pesquisadores da Nasa observaram, por meio das fotos tiradas pela Pathfinder, a existência de rochas com bordas arredondadas que, segundo eles, seria uma prova de erosão por água.
"Ainda é cedo para afirmar isso. Marte tem constantes tempestades de areia, que chegam a 300 km/h e que poderiam ter feito esse trabalho."
Para Boszko, a única experiência que poderia trazer uma grande novidade científica seria a descoberta de indícios de vida em Marte. "Seria a grande descoberta."
Segundo ele, o robô Sojourner está equipado com instrumentos que permitiriam detectar, por exemplo, a presença de moléculas orgânicas. "Mas a quantidade de informações que a sonda e o robô enviarão à Terra será imensa. Levará tempo até que os pesquisadores consigam digerir todas as informações."
Além disso, diz, a descoberta de indícios de vida microbiana em um meteorito descoberto na Antártida, que impulsionaram as missões a Marte, ainda não pôde ser provada.
"Existem fortes evidências de que o meteorito é marciano, mas nenhuma que seja conclusiva. Ao mesmo tempo, os elementos encontrados no meteorito, que seriam associados à vida, podem ter se formado sem a participação de organismos vivos."
Segundo o pesquisador as missões Viking 1 e Viking 2 de 1976, "foram as grandes inovadoras", conseguindo mapear 97% do planeta. "Os dados hoje servem de suporte à Pathfinder."
Boszko diz ainda que sondas são capazes de recolher tantas informações quanto uma missão tripulada.

Texto Anterior: Fotos confirmam que Marte foi inundado há bilhões de anos
Próximo Texto: Autor de '2001' vê sinais de vida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.