São Paulo, quarta-feira, 9 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor de '2001' vê sinais de vida

DE LONDRES

O escritor britânico Arthur C. Clarke disse ontem que as descobertas feitas até agora pela Pathfinder reforçam a hipótese de que já tenha existido vida em Marte.
"Vestígios de que houve água corrente no passado são elementos-chave que apóiam a teoria de que pode ter havido vida em Marte", afirmou Clarke.
Cientistas da missão disseram anteontem que a região onde o veículo lançado pela Pathfinder aterrissou foi inundada subitamente em uma "catástrofe" ocorrida há alguns bilhões de anos.
Os cientistas querem saber o que aconteceu com a água que estava no local e também com a densa atmosfera que, acredita-se, circundava o planeta no mesmo período.
O escritor, autor de livros de ficção e não-ficção sobre vida extraterrena, vive há 40 anos em Colombo, capital do Sri Lanka.
Clarke, 79, disse que, apesar de as condições no planeta parecerem hostis, expedições futuras podem encontrar "oásis", locais que poderiam acolher uma tentativa de colonização humana.
"Missões em um futuro próximo vão nos dizer muito mais sobre Marte. Quem sabe, o planeta pode ser o próximo lar da humanidade", afirmou ele.
No início deste ano o autor lançou "3001: A Odisséia Final". O lançamento é o último da série de ficção científica iniciada com "2001: Uma Odisséia no Espaço". O livro foi publicado em 1968 e fez sucesso em sua adaptação para o cinema.

Texto Anterior: Para pesquisador, não há novidade ainda
Próximo Texto: Robô e sonda viram brinquedo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.