São Paulo, quarta-feira, 9 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Robô e sonda viram brinquedo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A sonda Pathfinder e o robô Sojourner, que pousaram em Marte na última sexta-feira, estão se tornando "ídolos" de milhares de pessoas.
Sonda e robô acabaram virando brinquedos e estão sendo vendidos em diversas lojas nos Estados Unidos.
"A história está sendo feita", disse o guarda de segurança do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa (a agência espacial norte-americana) Jack Blancos, que comprou uma das miniaturas por US$ 5.
Segundo a porta-voz da empresa Mattel Inc., Sara Rosales, "essa é melhor maneira de tornar a ciência divertida para as crianças".
A empresa, com a autorização do JPL, criou um modelo do Sojourner para comemorar o pouso "histórico", que aconteceu no dia 4 de julho, Dia da Independência dos EUA.
O laboratório da Nasa afirma que usará parte dos lucros para subsidiar projetos educacionais e de pesquisa.
A demanda pelos brinquedos cresceu desde que a sonda pousou com sucesso na superfície marciana.
Segundo a porta-voz, hoje as miniaturas são difíceis de encontrar.
Segundo ela, todos os 1.500 exemplares expostos na loja do JPL, em Pasadena (Califórnia, Costa Oeste dos EUA), foram vendidos em dez minutos. A empresa não divulgou quantos brinquedos foram produzidos, mas afirmou estar recebendo centenas de telefonemas de pessoas que procuram pelo kit, composto pela sonda e pelo robô, na verdade um carrinho de seis rodas.
"Há um grande número de adultos que colecionam brinquedos e reproduções de sondas e missões que deram certo", disse ela.
A empresa anteriormente já havia reproduzido ônibus espaciais da Nasa.
O robô Sojourner também virou motivo de camisetas, canetas e canecas.

Texto Anterior: Autor de '2001' vê sinais de vida
Próximo Texto: Mir só recobrará 30% da energia perdida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.