São Paulo, quarta-feira, 9 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conflito data dos anos 70

DA REDAÇÃO

Os conflitos entre Norodom e Hun Sen não são recentes -as facções que os dois representam se enfrentaram por vários durante guerra civil que atingiu o país após a derrocada do Khmer Vermelho.
Em 1979, após quatro anos no poder, o sanguinário regime pró-chinês do grupo Khmer Vermelho, dominado por Pol Pot, foi derrubado por uma invasão de forças vietnamitas, pró-URSS.
Seguiu-se uma guerra civil entre o governo pró-Vietnã e os monarquistas, apoiados pelos EUA e comandados pelo rei Norodom Sihanouk (pai do príncipe Ranariddh), e o Khmer Vermelho. Só em 1991 a paz foi formalmente selada.
Mas o Khmer Vermelho, após ser rechaçado em Phnom Penh, retomou as ações armadas e anunciou o boicote àquelas eleições -que foram vencidas pelos monarquistas.
Desde 1993, Ranariddh e o líder pró-Vietnã Hun Sen dividem o governo, em uma aliança instável.
No primeiro semestre deste ano, membros da guerrilha se voltaram contra Pol Pot. Segundo autoridades do Camboja, o ex-ditador foi preso, mas seu destino ainda é ignorado.
Norodom, ex-aliado do Khmer Vermelho, intermedeia negociações entre os guerrilheiros e o governo do Camboja. Hun Sen acusou o príncipe de estar cooptando ex-membros do Khmer Vermelho e de os estar infiltrando em Phnom Penh. Sob essa justificativa, o líder pró-vietnamita ataca abertamente as forças do príncipe.

Texto Anterior: Premiê deposto fala em reinício da guerra civil
Próximo Texto: Observadores apontam pequenas fraudes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.