São Paulo, quarta-feira, 9 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gibraltar opõe Londres e Madri

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

O governo do Reino Unido ameaçou ontem vetar a entrada da Espanha como parceiro pleno na estrutura militar da Otan se os aviões militares do país não puderem usar plenamente o aeroporto de Gibraltar, colônia britânica.
Londres afirma que o acesso ao aeroporto da colônia tem sido restringido pelos espanhóis. A entrada no território por via marítima também é limitada.
O chanceler britânico, Robin Cook, disse que a Espanha não dá espaço aéreo suficiente para pouso e decolagem de aeronaves civis e militares britânicas.
Gibraltar foi tomada pelos britânicos em 1704. Em 1713, o território no sul da Espanha foi cedido permanentemente a Londres, mas a soberania sobre a área é reivindicada por Madri.
"Se a Espanha deseja o ingresso pleno na estrutura militar e de comando da Otan, deve se comportar como um aliado", disse Cook.
O chanceler afirmou que o Reino Unido "pode e vai vetar" a entrada da Espanha se não houver acordo sobre a questão de Gibraltar.
O governo espanhol disse ontem que Gibraltar não é negociável.
(PHB)

Texto Anterior: REPERCUSSÃO
Próximo Texto: EUA vencem a 'guerra interna' da Otan
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.